Experiência de explorações piloto na Europa

Experiência de explorações piloto na Europa

O projecto LIFE Food & Biodiversity apoia normas alimentares e empresas alimentares para desenvolver medidas de biodiversidade eficientes e para as implementar no seu conjunto de critérios ou directrizes de aprovisionamento.

Implementando medidas de biodiversidade em 79 explorações piloto na Alemanha, França, Portugal e Espanha, os parceiros do projecto documentaram as experiências adquiridas e as lições aprendidas. Todos os projectos-piloto no âmbito do projecto foram sujeitos a uma consulta específica sobre biodiversidade e foram implementadas medidas baseadas nos dois pilares para uma agricultura amiga da biodiversidade: Gestão da Biodiversidade e Muito Boas Práticas Agrícolas.

Na Alemanha, o projecto-piloto centrou-se nas explorações cerealíferas

Em Espanha, o foco foi o a olivicultura e a tomato-cultivicultura

Os pilotos portugueses lidaram com sistemas de pastagem

As quintas-piloto francesas lançam uma luz sobre a produção leiteira e culturas

As publicações destinam-se a gestores de produtos, que avaliam a implementação dos requisitos relativos aos métodos de cultivo (conselheiros padrão, cooperativas, fornecedores). Desejamos comunicar os desafios que enfrentámos nos nossos projectos-piloto e apontar os benefícios observados das medidas, bem como as armadilhas e os respectivos custos. Pode tomar isto como um guia para evitar armadilhas semelhantes e para aumentar os benefícios para a biodiversidade.

Mais informações sobre este tópico podem ser encontradas aqui