Factos e Números sobre Biodiversidade

Factos e Números sobre Biodiversidade

O Projecto LIFE Food & Biodiversity apoia as entidades detentoras de Normas alimentares e as empresas alimentares no desenvolvimento de medidas de biodiversidade eficientes e na implementação das mesmas nos seus critérios ou directrizes de fornecimento.

Em vários documentos intitulados “Factos e Números sobre Biodiversidade”, fornecemos informações sobre os impactos da produção de diferentes culturas em diferentes regiões climáticas sobre a biodiversidade, bem como sobre práticas muito boas e gestão da biodiversidade.

Estes documentos destinam-se a pessoas que avaliam a implementação de requisitos relativos a métodos de cultivo (consultores de Normas, cooperativas, fornecedores) e a pessoas que tomam decisões sobre a qualidade do produto, a cadeia de abastecimento e as medidas de sustentabilidade em empresas de processamento alimentar e retalhistas na UE. Pretende-se aumentar a compreensão da importância da biodiversidade para a produção agrícola.

 Nuno Sarmento - Project Manager

Nuno Sarmento

Instituto Superior Técnico, MARETEC/DEM
Business and Biodiversity
+351 21 841 7366 
nuno.sarmento@tecnico.ulisboa.pt

Culturas Arvenses – Cultivo do Trigo

As culturas arvenses como sistema de produção incluem uma variedade de tipos de culturas, desde as culturas de folhagem (como a beterraba sacarina) aos cereais. Este documento foca-se no cultivo de trigo de produção convencional, dado que se trata de uma das culturas mais importantes da Europa. A produção de trigo faz parte de um sistema de produção altamente intensivo e, como tal, deixa pouco espaço para a biodiversidade nos campos agrícolas e também influencia negativamente a natureza circundante.

Download: Factos e Números sobre Biodiversidade - Cultivo do trigo

 FACTOS E NÚMEROS SOBRE BIODIVERSIDADE - Cultivo do Trigo

Culturas sachadas – Cultivo de Beterraba

As culturas sachadas como sistema de produção incluem diferentes tipos de culturas, tais como batatas, beterraba, milho, cebola, cenoura e outros vegetais e herbáceas. As práticas agrícolas variam ligeiramente entre culturas, dependendo das exigências de cada espécie de planta. Este documento concentra-se na produção de beterraba de forma convencional, que faz parte de um sistema de produção altamente intensivo. Nas parcelas agrícolas integrantes deste sistema há pouco espaço para a biodiversidade é gerado um impacte negativo adicional na natureza circundante.

Download: Factos e Números sobre Biodiversidade - Cultivo de Beterraba

 FACTOS E NÚMEROS SOBRE BIODIVERSIDADE - Cultivo de Beterraba

Produção de Vegetais – Horticultura

A produção de hortícolas faz parte de um sistema de produção altamente intensificado e tem um peso muito significativo na indústria agro-alimentar em toda a Europa. A horticultura, como sistema de produção, inclui uma grande variedade de culturas. Consequentemente, as práticas agrícolas utilizadas variam significativamente. Este documento inclui recomendações para um conjunto significativo destas práticas.

Download: Factos e Números sobre Biodiversidade - Horticultura

 

 FACTOS E NÚMEROS SOBRE BIODIVERSIDADE - Horticultura

Produção Animal – Produção de Gado

O sector da pecuária é um dos que mais crescem na economia agrícola, devido à mudança nos padrões de consumo alimentar no sentido dos produtos decorrentes da produção animal.  Globalmente, este é o sector que utiliza mais recursos terrestres, ocupando cerca de 30% da superfície terrestre livre de gelo do planeta (cerca de 25% corresponde a pastagens e 5% à terra cultivada dedicada à produção de alimento para os animais – o que, só por si, corresponde a 1/3 da superfície agrícola mundial cultivada). De forma geral, a produção animal tem sido descrita como tendo impactos positivos e negativos sobre a biodiversidade através de cinco principais factores de mudança: alterações dos habitats, poluição, alterações climáticas, sobre-exploração e espécies invasoras.

Download: Factos e Números sobre Biodiversidade - Produção de Gado

 FACTOS E NÚMEROS SOBRE BIODIVERSIDADE - Produção de Gado

Produção Animal – Produção de Lacticínios

Na UE, a produção de lacticínios é muito importante do ponto de vista económico: a produção de leite representa 14% da produção agrícola total da UE, mais do que qualquer outro produto. Todos os Estados-membros da UE produzem leite e particularmente para a Alemanha, França, Reino Unido, Polónia, Países Baixos e Itália, a produção de lacticínios desempenha um papel significativo na economia agrícola. Estes países representam cerca de 70% da produção de leite da UE (ver gráfico à direita). A Europa contribui com 1/3 da produção mundial de leite, com 165 milhões de toneladas por ano. Devido a uma maior procura de lacticínios e de carne no mercado mundial, a área necessária para alimentar todos os animais aumentou de forma constante ao longo das últimas décadas. Hoje em dia, muitas das culturas produzidas em sistemas agrícolas intensivos são utilizadas como ração para animais.

Download: Factos e Números sobre Biodiversidade - Produção de Lacticínios

 FACTOS E NÚMEROS SOBRE BIODIVERSIDADE - Produção de Lacticínios

Produção de Culturas permanentes - Vinhas e Olivais

As seguintes culturas permanentes destacam-se nos países da Europa Mediterrânica: uvas, azeitonas, ameixas e abrunhos, laranjas, pêssegos e nectarinas, tangerinas, clementinas, limões e limas e alfarroba. Devido à grande variedade de culturas, os métodos de produção agrícola são também muito diferentes.

Neste documento incluímos recomendações focadas nas culturas mais importantes dos países da Região Mediterrânica Europeia: uvas para produção de vinho e azeitonas.

Download: Factos e Números sobre Biodiversidade - Vinhas e Olivais

 FACTOS E NÚMEROS SOBRE BIODIVERSIDADE - Vinhas e Olivais

Agradecemos os seus comentários a esta publicação. Os mesmos são importantes para melhorar a nossa comunicação e definir os próximos passos no desenvovimento do projecto.